Saiba qual seu Perfil Trader!

Entenda os 5 tipos de trader no mercado financeiro

“Se você não sabe quem você é, o mercado de financeiro é um lugar caro para descobrir”. -George Goodman (1959)*

De acordo com o psicólogo e trader americano, Dr. Kenneth Reid, Ph.D. (DaytradingPsychology.com), ter consciência de seu perfil é essencial para o alcance da consistência nos ganhos.

Dr. Reid formulou cinco categorias como recorrentes entre os operadores. Em inglês formam o acrônimo “AWARE” ou “CONSCIENTE” *.

Agrarian (Farmer) = Agricultor*

Warrior = Guerreiro*

Artist = Artista*

Realist = Realista*

Engineer = Engenheiro*

Agricultores: Pacientes, tendem a repetir métodos simples que funcionam para eles. Seguem bem tendências (alta/baixa) e são o exemplo de consistência. Entretanto, como valorizam o trabalho duro, esperam também um retorno alto e podem se tornar desencorajados com a aleatoriedade dos resultados financeiros do mercado.

Guerreiros: São extremamente corajosos e capazes de enxergar oportunidades onde outros veem somente risco. Encaram o mercado de “peito aberto” e aguentam bem a pressão.  No entanto, guerreiros tendem a “fazer médio contra” e os chamados “trades vingança”, devolvendo os ganhos e/ou entregando muito dinheiro ao mercado.

Artista: Os artistas são flexíveis, adaptáveis ​​e criativos. Onde os outros veem aleatoriedade, Artistas encontram padrões a explorar. O risco para os artistas é que, geralmente, improvisam demais e fazem muitos “trades intuitivos” deixando a técnica de lado, não chegando a lugar algum.

Realista: Abordam os trades de foma pragmáica, como uma empresa, calculando diariamente o Retorno Sobre o Investimento (ROI). Eles não se importam em estar certos ou em saber o porquê de um método funcionar. Para eles, ganhar dinheiro é o que vale. Realistas, no entanto, podem cair em depressão durante os períodos de perdas sistemáticas.

Engenheiro: Esses traders têm predominatemente uma mente lógica e racional. Apaixonados por planilhas, tendem a ser perfeccionistas. Levam uma precisão metódica para as operações, mas por vezes sentem dificuldades em mudar para um mindset probabilístico. São fortes candidatos a sofrer a chamada “paralisia por análise”, ou seja, conjecturar tantas variáveis que acabam por não entrar nas operações.

Prof. Reid lembra que, possivelmente todo trader manifesta características de todos os cinco arquétipos, mas que sempre há algum que se destaca no perfil.

À medida que o trader amadurece há um balanceamento dos atributos, entretanto isso pode levar anos. Por meio de um esforço consciente, pode-se alcançar melhores resultados com tempo reduzido.

E você? Qual seu perfil trader? Comente abaixo! Deixe suas dúvidas e sugestões para os próximos textos.

Abraços e bons trades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima