Desafios do Trader: Distração x Foco

A Psicologia Comportamental tem muito a contribuir no mercado financeiro.

No daytrade, a capacidade de manter concentração intensa em várias variáveis simultaneamente é algo imprescindível. Já o investidor (position/swing) precisa manter uma profundidade de concentração ao longo do tempo que permita a compreensão mais intensa dos fundamentos de fontes monetárias e geopolíticas.

Assim, um dos principais problemas enfrentados é a distração. Ela interfere com o foco reduzindo a qualidade do processamento de informações. As distrações podem ser de natureza emocional ou resultar de fontes ambientais.

O foco altera diretamente a qualidade do acesso a informações do cérebro. É por meio da atenção concentrada que podemos acessar conteúdos de forma intuitiva, bem como obter uma aprendizagem mais rica, facilitando o reconhecimento de padrões no mercado.

Para otimizar nosso foco, temos que nos manter em estado energizado e descansado, renovando nossa força de vontade.

Então, o que podemos fazer para construir nosso foco e reduzir a distração?

1) Otimize o seu ambiente físico – Cuide do seu conforto na estação de trabalho, nem para mais, nem para menos. Tenha uma cadeira adequada, cuide da iluminação, temperatura e ruídos do ambiente.

2) Otimize o seu ambiente cognitivo – Tenha em seu ambiente de operações somente o essencial para o trade. Simplifique a quantidade de estímulos na sua mesa e o número de informações na tela. Evite distrações como: whatsapp, e-mail, youtube, telegram, entre outras, enquanto estiver trabalhando no mercado.

3) Otimize sua capacidade de foco – Perceba os gatilhos mentais que te atrapalham ou desviam seu foco. Principalmente pensamentos desconstrutivos, tais como: “Acho que não vai dar… Não sirvo para isso…” entre outros. Esses gatilhos disparam e elevam a ansiedade no corpo. Troque instantaneamente por pensamentos construtivos, ainda que de forma mecânica sua mente vai entender pelo processo de repetição.

4) Otimize sua vida pessoal – Cada pessoa é um indivíduo completo, operando ou não. Assim, as esferas pessoal (família, amigos, vizinhos, colegas…) e profissional (emprego concomitante, trabalho eventual…) não se separam. Busque resolver seus problemas, emoções e sentimentos de sua vida para se permitir estar 100% focado no mercado.

Texto adaptado do site: http://traderfeed.blogspot.com.br/ (Prof. Brett Steenbarger, Ph.D.)

Deixe seus comentários!

Até a próxima semana!

Mente Equilibrada e Foco na Ação!

1 comentário em “Desafios do Trader: Distração x Foco”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima