Alta Ansiedade = Baixo Desempenho

Nesta semana falaremos sobre uma das emoções que mais influenciam os operadores do mercado financeiro: a ansiedade.

Este sentimento é essencial para um bom desempenho, quando na medida correta e desastroso quando em excesso. No livro “Inteligência Emocional”, o autor e psicólogo Daniel Goleman explicita como a ansiedade nos afeta. Ele exemplifica como a ansiedade decorrente do excesso de preocupação prejudica o intelecto.

Segundo o autor, controladores de tráfego aéreo quando tomados por alta ansiedade crônica (longa duração) ainda no treinamento, é previsão quase certa de fracasso na profissão. A analogia para o cenário do mercado de financeiro é certa, principalmente, no caso de daytraders, situação onde ansiosos também possuem maior probabilidade de falhar.

O principal combustível da ansiedade é a preocupação excessiva. Esta diminui o desempenho, já que os recursos mentais despendidos no ato de “se preocupar” mina as energias intelectuais necessárias para cumprir a tarefa com eficácia. Ou seja, a preocupação excessiva em acertar a operação pode estar inviabilizando o cumprimento do seu objetivo. Pense nisso!

Por fim, é interessante saber que a curva “ansiedade x desempenho” apontada pela literatura clássica em psicologia aponta o desenho como um “U” invertido.

Assim, um grande rendimento envolve uma dose baixa de ansiedade, chamada de “ansiedade antecipatória”. É este sentimento de euforia branda que nos faz querer sair da cama e encarar nossas tarefas com entusiasmo, elevando o estado de espírito. Um estado de completa falta de ansiedade faz com que a pessoa se torne apática frente aos desafios.

O que precisamos sempre é focar no equilíbrio da ansiedade!

Caso você tenha dúvidas ou queira saber mais, deixe nos comentários.

Assim, podemos tratar mais deste, e de outros assuntos, de forma mais completa e detalhada.

@psicologiafinanceira te deseja uma ansiedade equilibrada e uma mente cada dia mais positiva!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima